Homens executados por pistoleiros na fronteira eram internos do Semiaberto
Os quatro homens que tinham acabado de deixar o Presídio de Regime Semiaberto de Ponta Porã foram atacados na manhã desta sexta-feira (6) na Avenida Marechal Floriano, na Linha Internacional do lado brasileiro da fronteira. Dois deles morreram na hora e foram identificados como Alan Waldir Correia da Silva, de 30 anos, e João Céspedes Peres, de 49 anos.
Outro preso que estava no banco de trás do Parati branco com placa CJR-3726, de Ponta Porã (MS), Adilson Torales Benites, de 31 anos, levou um tiro em uma das pernas e foi socorrido ao Hospital Regional de Ponta Porã. Outro preso identificado como Edilson teria sido ferido e levado para o Hospital Regional de Ponta Porã, porém é dado como desaparecido pela polícia.
Testemunhas disseram que foram disparados mais de 30 tiros de pistola contra as vítimas por dois homens que fugiram para o lado paraguaio da fronteira depois do ataque. A Polícia Civil de Ponta Porã investiga o caso.
Nas últimas 24 horas, a fronteira está pegando fogo com o registro de três execuções, sendo uma em Capitán Bado, cidade paraguaia que faz fronteira com Coronel Sapucaia (MS), e duas em Ponta Porã (MS), que faz fronteira com Pedro Juan Caballero.
Com essas três mortes, o número de homicídios cometidos por matadores de aluguel na região fronteiriça já está em 150 somente neste ano, sendo 11 em janeiro, 9 em fevereiro, 15 em março, 8 em abril, 9 em maio, 20 em junho, 17 em julho, 12 em agosto, 16 em setembro, 15 em outubro, 16 em novembro e 3 em dezembro.
A primeira execução foi na tarde de ontem (5) em Capitán Bado, onde pistoleiros mataram a tiros um oficial do município. Ele foi interceptado quando estava prestes a sair de seu carro na entrada de sua casa, localizada no Bairro de San Roque. A vítima foi identificada como Ramón Villa Gauto, 54 anos, que atuou como notificador de impostos imobiliários.
Segundo dados da Polícia, o funcionário deixou a sede do município durante o horário de almoço e foi para sua casa, localizada na esquina da Rua Estrella com a Rua Ipanemí. Quando ele chegou, ele estava saindo do carro – o Chevrolet Agile com placa brasileira AVB-2314, de Coronel Sapucaia (MS), mas dois homens andando de moto entraram em sua casa.
Sem dizer uma palavra, os criminosos abriram fogo contra ele e depois fugiram, possivelmente para o território brasileiro, na cidade de Coronel Sapucaia. Três projéteis atingiram a vítima, que foi socorrida pelos vizinhos, que o transferiram para um centro de saúde local. Mais tarde, ele foi encaminhado para o Hospital Regional de Pedro Juan Caballero, onde falecue.
Mais duas mortes
Na manhã desta sexta-feira (6), mais dois homens ainda não identificados foram mortos a tiros na Rua Marechal Floriano, em Ponta Porã. As vítimas estavam em um Parati branco com placa CJR 3726, de Ponta Porã (MS).
Conforme as primeiras informações, foram disparados mais de 30 tiros contra os dois e uma pessoa que passava pelo local foi ferida por uma bala perdida e levada para o Hospital Regional de Pedro Juan Caballero. Policiais Civis e militares estão no local.