Procon cobra da Febraban melhoria no atendimento aos clientes de bancos no Estado
A Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon) reuniu-se com representantes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) para cobrar soluções para problemas recorrentes no relacionamento às agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Bradesco em Mato Grosso do Sul.
Durante o encontro, na sede do Procon, o assunto principal foi a necessidade da rede bancária se estruturar no sentido de cumprir as legislações municipais e estadual suprimindo espera excessiva dos clientes (consumidores) quando necessitam se dirigir às agências a procura de solução para suas demandas, muitas vezes o simples saque de valores ou troca de cheques e, para isso, perdem boa parte do seu dia.
Em relação ao problema a Superintendência do Procon afirmou ser necessário haver equilíbrio na relação de consumo e que a fila de espera é angustiante. As agências demonstram estarem despreparadas e é inconcebível que, mesmo tendo lucros exorbitantes, os bancos não consigam se organizar para melhorar o atendimento pelo menos no período em que o fluxo de clientes às agências é sensivelmente maior.
O Procon entende que se trata de um problema de fácil solução desde haja vontade e os responsáveis pelos bancos se empenhem em criar mecanismos para evitar o excesso de filas, possivelmente mobilizando um contingente maior de funcionários nesse período. Outro tópico levado à discussão diz respeito à alta incidência de empréstimos consignados nas contas dos consumidores (principalmente aposentados) sem que estes tenham solicitado ou autorizado por meio de assinatura de contratos com empresas que se apresentam como prepostos de bancos no sentido de facilitar o acesso das pessoas aos valores, muitas vezes não solicitados e dos quais só tomam conhecimento ao verificarem débitos em suas contas.
Por meio de exposição apresentada, o representante da Febraban, Evandro Ziliani, procurou demonstrar providências que vêm sendo buscadas em nível macro e que, por consequência poderá beneficiar o cliente que, na verdade é o consumidor final dos serviços prestados pela rede bancária em nível de Brasil.