Com o fim do mandato se aproximando, a senadora sul-mato-grossense Soraya Thronicke (Podemos), que foi eleita na onda bolsonarista de 2018 e depois traiu o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), está a todo vapor para garantir um lugar ao sol.
Conforme o Correio do Estado, durante audiência da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS, realizada ontem (25), a “nobre” parlamentar foi flagrada recebendo informações e repassando ao advogado Murilo de Oliveira, que faz parte da defesa do empresário Antônio Carlos Camilo Antunes, o “Careca do INSS”.
Nas imagens, a senadora aparece enviando uma mensagem de áudio pelo celular e, logo em seguida, se dirige ao advogado e fala algo em seu ouvido. Soraya também aparece dizendo algo ao advogado principal da defesa, Cleber Lopes.
O momento foi registrado em vídeo, sendo que o registro aconteceu quando a sessão iniciava um momento tenso, em que o deputado federal Zé Trovão (PL-SC) afirmou que Antônio Antunes era o “autor do maior roubo aos aposentados e pensionistas”.
A declaração fez com que o advogado Cleber Lopes iniciasse uma discussão com o relator, juntamente com outros deputados e senadores que entraram no embate. O alvoroço levou à suspensão da sessão por cerca de dez minutos. O presidente da sessão, deputado federal Duarte Júnior (PSB-MA), tentou conter os ânimos exaltados, mas não teve sucesso.
Durante o bate-boca, Zé Trovão se levantou da bancada onde estava sentado e foi em direção à mesa principal onde estavam o relator, o presidente da sessão, bem como o depoente e sua defesa, apontando o dedo ao advogado com quem discutia.
A Polícia Legislativa foi acionada e Duarte Jr. anunciou a suspensão da sessão. A assessoria de Soraya afirmou ao Correio do Estado que a senadora aparece tentando “apaziguar os ânimos” dos envolvidos no momento da confusão.
“O que ocorreu foi uma confusão entre o advogado do depoente e alguns parlamentares, inclusive o relator da CPMI – situação que, infelizmente, tem se repetido em algumas audiências. A senadora Soraya, que também é advogada, atuou no sentido de mediar e apaziguar os ânimos, buscando garantir tanto o respeito às prerrogativas da defesa quanto a atuação legítima dos parlamentares. Assim como outros membros da comissão intervieram, a senadora conversou com o advogado para ajudar a restabelecer a ordem”, disse.
Também acrescentou que a senadora teria pedido ao advogado para que eles não se ausentassem da sessão, já que teria havido um pedido para que o depoente fosse recolhido.
Vai vendo!!!