O crime aconteceu no Assentamento San Francisco, na região de São Miguel, que fica na zona rural de Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia que faz fronteira com Ponta Porã (MS). Com essa morte, o número de execuções na região chega a 130 somente neste ano, sendo 8 em janeiro, 10 em fevereiro, 12 em março, 8 em abril, 7 em maio, 9 em junho, 5 em julho, 11 em agosto, 16 em setembro, 15 em outubro, 17 em novembro e 12 em dezembro.
Segundo a Polícia Nacional do Paraguai, Freddy Villaalta e o irmão estavam na casa de Dominga Servín para celebrar o aniversário de 15 anos do adolescente, quando foram atacados pelo pistoleiro que também estava na festa e seria conhecido apenas como “Gustavo”. Ele sacou uma arma de fogo abriu fogo contra Freddy Villaalta, que morreu mesmo após ser socorrido, feriu gravemente o irmão da vítima e ainda acertou um tiro na perna da dona do imóvel.
e a proprietária do imóvel foram socorridos e levados para o Hospital Regional de Pedro Juan Caballero, onde Freddy Villaalta morreu, enquanto o adolescente ainda está internado e corre risco de morte. Já Dominga Servín foi medicada e passa bem, devendo receber alta em breve, sendo que o pistoleiro aproveitou a confusão e fugiu do imóvel. A Polícia Nacional do Paraguai iniciou as buscas para localizar o assassino e descobrir o motivo da execução.