O boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (17) pela SES (Secretaria Estadual de Saúde) aponta mais dois casos confirmados da varíola dos macacos em Mato Grosso do Sul. Agora, sobe para 12 o total de pessoas que já contraíram a doença no Estado, sendo que todas são do sexo masculino e a maioria tem entre 29 e 39 anos de idade.
Dos novos casos, um tem 24 anos e é morador de Dourados, enquanto o outro tem 31 anos e é de Aparecida do Taboado, sendo que ambos estão em isolamento domiciliar. Mato Grosso do Sul tem ainda 33 casos suspeitos da varíola dos macacos, 16 deles em Campo Grande, cinco em Três Lagoas, quatro em Dourados, dois em Camapuã, Bandeirantes, Costa Rica, Amambai, Itaporã e Fátima do Sul.
Em decorrência do avanço da doença, a SES criou o COE (Centro de Operações de Emergência), em caráter de urgência, para enfrentamento da varíola dos macacos. O Centro visa definir as estratégias e ações adequadas para o enfrentamento de emergências em saúde pública no âmbito estadual, atuando em conjunto com Cosems/MS, Fiocruz/MS, Anvisa/MS, UFGD, UEMS, UFMS, EBSERH e DSEI.