Diferentemente do adversário ao cargo de governador de Mato Grosso do Sul pelo PRTB, deputado estadual Capitão Contar, para o candidato do PSDB, Eduardo Riedel, promessa é dívida e tem de ser honrada. Na noite de quinta-feira (27), durante o debate promovido pela TV Morena, Riedel comprometeu-se em divulgar as certidões negativas dele, da esposa Mônica Morais Dias e do seu candidato a vice-governador, deputado estadual Barbosinha (PP).
Na tarde desta sexta-feira (28), ele cumpriu a promessa e exibiu em suas redes sociais as certidões negativas, documento que mostra o histórico judicial dele, da mulher e do vice. No confronto eleitoral, Riedel desafiou Contar a fazer o mesmo, o que ainda não aconteceu. “Como falei no debate da TV Morena, está aqui a minha certidão negativa, da minha esposa e do meu vice”, postou Eduardo Riedel em suas redes sociais.
“Antes que comecem as fake news, um alerta: sobre o Barbosinha [o seu vice], o que consta são ações movidas por ele enquanto advogado (autor)”, afirmou que ainda ratificou o desafio ao adversário. “Aguardo ainda o meu adversário postar as certidões deles. Com minhas mãos limpas e transparência, me comprometo a governar Mato Grosso do Sul rumo ao desenvolvimento”, acrescentou.
Na certidão negativa de Eduardo Riedel consta: “Certifico que pesquisando o registro de distribuições de feitos cíveis, na base de dados do sistema de automação da justiça do estado de MS até a data de 26 de outubro de 2022, verifiquei nada constar contra Eduardo Corrêa Riedel”.
O documento é emitido pelo Tribunal de Justiça de MS, corte máxima estadual. Na certidão de Mônica, mulher de Riedel, também não há qualquer demanda judicial. Já na certidão de Barbosinha aparecem números de processos que, segundo Riedel, referem-se a causas judiciais defendidas por seu vice, que, além de deputado estadual é advogado atuante