Riedel anuncia ampliação do monitoramento e criação de núcleo de inteligência e prevenção nas escolas

Durante entrevista coletiva nesta quarta-feira (12), o governador Eduardo Riedel (PSDB) anunciou as ações para reforço da segurança em escolas após uma série de ataques em vários Estados do Brasil.

 

Ele acredita que o monitoramento é de extrema importância para inibir ataques e pela possibilidade de uma resposta em tempo real.

 

Riedel destacou ainda a importância dos programas de prevenção, do “botão do pânico” e da preparação das equipes para atender e chegar rapidamente às escolas.

 

O governador fez um apelo à mídia para não estimular ataques, falou da importância da participação da família, avaliada por ele como mais importante do que qualquer outra ação.

 

Ele também parabenizou os profissionais da educação e da segurança pública que estão empenhados em garantir segurança e tranquilidade neste momento de desinformação que vivemos.

 

Já o secretário estadual de Educação, Hélio Daher, anunciou o aumento do videomonitoramento nas escolas que agora contarão com câmeras nas entradas e ruas das escolas, com objetivo de garantir uma intervenção rápida em atos de violência.

 

O Governo do Estado contará com o já existente núcleo de prevenção de acidentes e com um novo, criado hoje, de inteligência, para identificar e agir de maneira rápida nas escolas. Este núcleo contará com psicólogos, assistentes sociais e policiais.

 

O Estado também distribuirá duas cartilhas com procedimentos a serem adotados nas escolas, bem como orientação aos pais para prevenção de possíveis ataques. Entre as ações, a ampliação do Programa Escola Segura, Família Forte.

 

Para a delegada-adjunta da Polícia Civil, Rozeman Geise, toda ação ou fato tem sido firmemente apurado, tendo como foco um eventual e possível ataque e o combate a pânico e alarde principalmente em redes sociais.

 

Ainda de acordo com ela, a Polícia está se debruçando com técnicas especializadas para identificar autores de ameaça e quem está proliferando eventuais e supostos ataques.

 

O subcomandante da Polícia Militar no Estado, coronel PM Neidy Nunes Barbosa Centurião, pediu para que a comunidade escolar não se assuste com o sobrevoo de helicópteros sobre as escolas, pois serão para prevenção, chamado de escolas e até se organizando para possível evento.

 

Ela reforçou que a PM tem participação efetiva na segurança das escolas há muitos anos. Nesse sentido, a coronel PM Neidy pediu comprometimento de todo o corpo escolar neste momento.