A A&A Empreendimentos Imobiliários, empresa responsável pela represa do loteamento Nasa Park, que rompeu e provocou vários estragos, emitiu uma nota oficial em que se compromete a “ressarcir os danos sofridos” pelas famílias que tiveram suas propriedades atingidas pela correnteza.
Ainda segundo a nota, a empresa realizou o cadastro das famílias, visando o ressarcimento, além de “distribuição de cestas básicas, água mineral e roupas”. A barragem que se rompeu estava irregular no Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e no Corpo de Bombeiros. Além disso, os proprietários já haviam sido multados por irregularidades ambientais.
Também de acordo com um levantamento da Defesa Civil, cinco famílias foram diretamente impactadas pelo rompimento da barragem. Com isso, a maioria delas perdeu tudo, já que suas casas e propriedades foram inundadas por uma enxurrada de água.
Entre as perdas estão veículos, documentos, pertences pessoais e até animais de criação, fundamentais tanto para subsistência quanto para venda. Essas famílias dependiam do pequeno pedaço de terra invadido pela água da barragem rompida. Ainda não há consenso entre elas sobre a possibilidade de uma ação judicial conjunta, mas têm recebido orientações do Ministério Público Estadual e da Defensoria Pública.
O Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) multou os proprietários da represa em R$ 2,05 milhões. A multa foi aplicada devido a várias infrações que resultaram no rompimento da barragem, causando um desastre ambiental na região.
Além disso, a empresa responsável foi multada em R$ 100 mil por violar as normas ambientais estabelecidas pelo Decreto Federal nº 6.514/2008, que trata das infrações e sanções administrativas ao meio ambiente.
O Imasul também notificou a empresa para regularizar o licenciamento ambiental dos loteamentos Nasa Park I e II, e determinou a suspensão das atividades até que uma nova Licença de Operação seja obtida.
Confira a íntegra da nota:
A A&A Empreendimentos Imobiliários vem a público expressar sua solidariedade e compromisso com as famílias afetadas pelo rompimento da barragem do Nasa Park.
Desde o primeiro momento, nossa prioridade absoluta tem sido a preservação da VIDA e o BEM-ESTAR de todos os envolvidos.
Imediatamente após o incidente, iniciamos o cadastro de todas as famílias afetadas e nos colocamos à disposição para ressarcir os danos sofridos.
A gestora fez a distribuição de cestas básicas, água mineral e roupas, garantindo que as necessidades básicas das famílias atingidas sejam atendidas
Permanecemos à disposição para oferecer atendimento personalizado às famílias, contando com técnicos especializados para garantir que todos possam se sentir acolhidos e amparados neste momento de fragilidade.