Resort ou prisão? Bélgica oferece ao Major Carvalho prisão que possui até academia de ginástica

O ex-major PM Sérgio Roberto de Carvalho, 65 anos, mais conhecido como “Major Carvalho” ou como “Pablo Escobar Brasileiro”, está em uma prisão na Bélgica desde junho deste ano que tem de academia de ginástica e biblioteca à sala de informática e áreas para caminhada. Localizada em Bruxelas, o lugar é chamado de “resort” por oferecer instalações modernas e tecnológicas voltadas para o tratamento humano aos presos da unidade.

A penitenciária foi inaugurada em setembro de 2022 e é a maior da Bélgica, tendo 19 edifícios e capacidade para 1.190 detentos. Os prédios foram construídos em torno de uma praça central e parte deles é destinada aos reclusos, sendo que os pavilhões habitacionais recebem grupos de 10 a 35 presos.

O recém-chegado é mantido em observação por um período, posteriormente, é colocado em uma ala apropriada ao seu perfil. As celas têm espaço em que é possível ver a sala de monitoramento, onde ficam os agentes penitenciários. A prisão dispõe também de lavanderia e salas de aula.

A prisão foi concebida como uma aldeia e tem uma “prefeitura” com localização central que inclui a área de recepção e visitantes, um pavilhão desportivo, a recepção e o tribunal de execução de sentenças. Além disso, tem um centro de detenção provisória para homens, uma prisão masculina.

Também tem uma prisão fechada para mulheres, com capacidade para 100 presidiárias distribuídas em três blocos de celas (um dos quais inclui cinco celas materno-infantis e tem um playground interno e externo), uma prisão aberta para mulheres, com capacidade para 60 presidiárias distribuídas em seis celas (as presidiárias preparam refeições para si mesmas e vivem de forma mais independente do que na prisão fechada; há uma cela para mães e filhos), uma instituição de observação, uma enfermaria psiquiátrica, um centro médico e oficinas.