Levantamento do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS sobre endividamento e inadimplência do consumidor de Campo Grande revela que, em abril, o total de campo-grandenses endividados chegou a 59,4% e, entre os endividados, 29,9% disseram que estão com contas em atraso.
O cartão de crédito é o principal responsável pelas dívidas, somando 68,8% dos entrevistados, seguido dos carnês (17,9%) e crédito pessoal (11%).
Ainda conforme o levantamento, os “muito endividados” aumentaram em relação ao mês anterior: 12,2% em abril, perante os 11,9% de março.
Entre os “pouco endividados” o aumento foi maior: 29,1% perante 26,9% em março.
Segundo o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS, o percentual expressivo ocorreu entre a população com mais de 10 salários mínimos.
A sondagem identifica que os aumentos mais significativos foram nos indicadores referentes à consignados, financiamento de carro e crédito pessoal.
Apesar disso, o percentual de famílias que afirmam que não terão condições de pagar também teve um leve recuo, o que é favorável para o comércio e para a economia.