Qual a fórmula para curar um fanático?

Por Ernesto Ferreira


É em vão que tua imagem chega ao meu encontro
E não me entra onde estou, que mostra-a apenas
Voltando-te para mim só poderias achar
Na parede do meu olhar tua sombra sonhada.
 
Eu sou esse infeliz comparável aos espelhos
Que podem refletir mas que não podem ver
Como eles meu olho é vazio e como eles habitado
Pela ausência de ti que faz sua cegueira.

Poema do Fou d'elsa, de Aragon, intitulado Contracanto, citado por Jacques Lacan,
Seminário, livro 11.
 
O escritor israelense, Amós Oz, nos legou um pequeno livro muito 
sábio, de sugestivo título "como curar um fanático', de cujas páginas 
extrairei muitas coisas na mensagem dessa semana, que ele possa me 
perdoar o empréstimo sem compensações. Conta o escritor, que quando 
criança, sua avó explicou-lhe de modo simples a diferença entre um judeu
e um cristão: " veja só", ela disse, " os cristãos acreditam que o 
Messias já esteve aqui e certamente voltará um dia. Os judeus afirmam 
que o Messias ainda está por vir. Por causa disso, houve tanta raiva, 
perseguição, derramamento de sangue, ódio... Por quê? ". Ela disse: " 
Por que cada um não pode simplesmente esperar para ver? Se o Messias 
chegar dizendo: 'Olá, é um prazer revê-los',  os judeus vão ter de 
admitir e reconhecer o fato. Se, por outro lado, o Messias chegar 
dizendo: 'Como vão, é um prazer conhecê-los', todo o mundo cristão terá 
de se desculpar com os judeus. Entre o agora e o então ", disse a 
erudita avó, " simplesmente viva e deixe viver ". O escritor prossegue, 
ela era definitivamente imune ao fanatismo. Sabia o segredo de viver em 
situações em aberto, com conflitos não resolvidos, com a alteridade de 
outras pessoas.

O propósito dessa mensagem, caro e paciente leitor, é oferecer ajuda para 
curar o imenso fanatismo que se abateu em  nossa querida terra, com matizes
a gosto, todos com uma base comum, a saber: a percepção de que eu preciso 
mudar o outro, até mesmo  eliminá-lo, a bem dele mesmo, que é corrupto e errado,
como não se pode admitir.

O leitor deve recordar que escrevo de uma ilha, na 
condição do náufrago, que envia mensagens ao oceano, sem qualquer tipo 
de certeza, provavelmente livre desse incômodo, mesmo que tenha que 
confessar ter alguma dúvida salutar se, de modo nenhum, deixei ou 
deixarei escapar algum preconceito que possa ser um tipo de fanatismo, 
mesmo que leve.

O poema de Aragon e a história do escritor Amós, 
têm, em minha opinião, como seu principal valor, a idéia de que, quando 
não enxergamos ou não nos colocamos no lugar do outro, cegamos e 
anulamos a nós próprios, ficando reduzidos à condição de fanáticos de 
qualquer coisa, como um espelho que só reflete, mas não é capaz de ver 
com quem dividimos o tempo e o espaço. O fanático em que nos 
transformamos, sem ver, dedica-se a essa infelicidade perene, que pode 
variar desde a mansidão da negação pura e niilista da vida,  até a fúria
incontida e destrutiva de tudo que ele não consegue perceber. Sua vida,
se é que podemos conceber que isso é vida humana, é uma história de 
horrores, mergulhada na escuridão de noites e dias monótonos, sem as 
nuances que experimentam os que se limitam a crer que, de tudo que 
existe, sabem apenas um pouco, desconhecendo a maior parte e que, vêem 
nessa lacuna, uma oportunidade de novas experiências, principalmente 
àquelas advindas do encontro com o outro, numa troca que, se não traz 
todas as respostas, oferece os significados  que nossa existência pede e 
necessita.

Amós, prescreve alguns remédios para a cura dessa 
afecção cega e sem esperança, a literatura de Shakespeare, Gógol e 
Kafka. Em Shakespeare, ele afirma que o fanático pode encontrar o seu 
destino, qual seja a comédia ou a tragédia. Em Gógol, a noção de que até
o nariz do fanático pode se tornar seu inimigo e, em Kafka, sentirá o 
mistério que toda vida têm. Outro remédio, é o humor, pois um dos 
sintomas mais constantes nos fanáticos, é a ausência completa de senso 
de humor, encontrando-se os portadores do mal, ou em abulia ou em algum 
grau de ferocidade, por vezes chegando à demoníaca excitação. Só faço 
pequeno adendo à sábia prescrição, que o humor verdadeiro, recheado de 
autoreferências, para que o riso possa libertar a alma aprisionada no 
espelho dos pobres pacientes acometidos pela moléstia, no estilo o 
doente imaginário de Molière.