Das 200 ideias inovadoras aprovadas na primeira fase e que agora concorrerão a 100 vagas para a terceira fase, 21.5% estão inseridas na área temática de Tecnologias Sociais e 14% na de Biotecnologia e Genética. A maior parte das propostas, 120, são provenientes de Campo Grande, enquanto em 2° lugar ficou o município de Dourados, com 42 propostas aprovadas.
Um total de 107 propostas vieram de empreendedores que possuem ou estão cursando pós-graduação, enquanto 74 vieram de empreendedores que possuem ou estão cursando graduação. Dentre os setores de aplicação das ideias aprovadas na primeira fase destacam-se o Agronegócio, a Educação, a Administração Pública, o Comércio e o Varejo e a Economia Criativa, com 46, 25, 24, 18 e 17 propostas, respectivamente.
Na 2ª fase, os 200 proponentes selecionados deverão elaborar seu Projeto de Empreendimento, detalhando o plano de negócio executivo com o objetivo de demonstrar as chances da sua ideia gerar um bom negócio. A 3ª fase, que será com os 100 proponentes que apresentarem os melhores Projetos de Empreendimento, consiste no desenvolvimento do Projeto de Fomento, com apresentação detalhada do orçamento e do planejamento de execução do projeto.
Durante todas as etapas são oferecidas capacitações para auxiliar o empreendedor a aprimorar sua ideia e desenvolver seu negócio. Ao final, os 50 projetos que apresentarem os melhores projetos de fomento serão contemplados cada um com R$ 60 mil em subvenção econômica, além de outros benefícios oferecidos pelos parceiros do Programa, como por exemplo até R$ 26 mil em bolsas do CNPq. Ainda, durante um ano, essas empresas passarão por uma etapa de acompanhamento com suporte e capacitação para transformar suas ideias em negócios de sucesso.