Procon já autuou 20 agências bancárias somente neste ano no Estado por mau atendimento

 A equipe de fiscalização do Procon já autuou, somente neste ano em Mato Grosso do Sul, 20 agências bancárias por descumprirem o CDC (Código de Defesa do Consumidor). Além de rotineiras, as autuações seguem padrões e a ausência de senha de registro eletrônica e o tempo de fila excedendo o permitido por lei estão entre as principais ocorrências registradas por órgão de fiscalização.

 

A Caixa Econômica encabeça a lista com oito autuações registradas nos primeiros cinco meses do ano. Logo depois a lista segue com os bancos Santander, Bradesco, Brasil e Mercantil, com três autuações registradas em cada, enquanto o Itaú fecha lista com duas autuações.

 

Para o órgão de defesa do consumidor, o poderio financeiro dessas instituições são empecilhos para que as autuações providas por órgãos de fiscalização de defesa do consumidor se tornem eficazes. Existem regras de liberdade econômica para essas instituições que desafiam esses órgãos.

 

Além das arrecadações exorbitantes dessas instituições, as decisões amenas tomados por parte da Justiça, são responsáveis pela recorrência dessas instituições em relação às infrações cometidas. O Procon orienta que os clientes consigam armazenar o máximo de provas que o respaldam legalmente.