Procon coloca a Netflix na mira por cobrança de taxa extra dos assinantes. Vai vendo!

O jornalista Edir Viégas, que é colunista da Rádio CBN Campo Grande, revelou, nesta terça-feira (13), que o Procon de Mato Grosso do Sul colocou a Netflix na mira depois que a empresa começou a notificar os assinantes de que, a partir de agora, a conta na plataforma poderá ser acessada sem custo adicional apenas a partir do endereço de cadastro do cliente – na mesma residência.

 

A medida tem como objetivo o aumento do faturamento da empresa, já que se tornou comum no mundo todo, inclusive no Brasil, o compartilhamento de login e senha, o que permite a conexão a partir de vários pontos, seja através de televisores, computadores, smartphones, tablets e outros tipos de equipamentos.

 

Por isso, com exceção dos smartphones, o associado da Netflix que quiser compartilhar login e senha terá de pagar uma taxa mensal adicional no valor de R$ 13,00 para cada novo ponto de acesso fora da residência do titular do contrato.

 

É uma espécie de taxa por “ponto extra”, a mesma que as operadoras de TV a cabo cobram mensalmente de seus clientes para que possam ter mais de dois pontos em um mesmo endereço a partir de um mesmo contrato.

 

Por conta disso, os Procons dos Estados do Paraná, Santa Catarina, Paraíba, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Maranhão e São Paulo, dentre outros, já notificaram a Netflix para se explicar.

 

É importante ressaltar que somente com a comprovação das mudanças e a formalização das reclamações será possível ao Procon avaliar se a nova forma de cobrança pelo acesso ou a tecnologia utilizada para controle têm amparo legal no Código de Defesa do Consumidor.

 

Em Mato Grosso do Sul as denúncias podem ser feitas por meio dos telefones 151, (67) 3316 – 9800 ou ainda de forma online por meio do preenchimento do Formulário de reclamação no site do órgão, no endereço www.procon.ms.gov.br