Em parceria com Decon/MS (Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor de Mato Grosso do Sul), ANP (Agência Nacional de Petróleo), DEDFAZ (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Defraudações), PMA (Polícia Militar Ambiental) e Batalhão de Choque da Polícia Militar, o Procon autuou oito postos de combustíveis em Campo Grande (MS) e em cidades do interior do Estado por apresentarem irregularidades na comercialização de combustíveis, derivados e produtos diversificados.
Durante a ação, intitulada “Operação Petróleo Real”, deflagrada em nível nacional pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, apenas na Capital foram visitados 10 estabelecimentos e expedidos quatro autos de infração, enquanto no interior foram lavrados quatro autos, sendo um em Douradina e outros três em Ponta Porã, totalizando oito autuações.
Nos postos de combustíveis, foram verificadas a qualidade da gasolina, etanol e diesel, validade de outros produtos, aferidas bombas de abastecimento, a transparência da composição dos preços ao consumidor, entre outras infrações. Os autos foram expedidos em função da constatação de divergência de preços entre o divulgado e o registrado nas bombas e produtos comercializados com data de validade expirada.
Ponto positivo a ser destacado é que, durante a ação, técnicos da ANP, não encontraram gasolina adulterada em nenhuma das unidades onde se desenvolveu o trabalho. Os postos fiscalizados foram 17, sendo 10 deles em Campo Grande tendo as irregularidades anotadas sido coincidentes levando-se em conta a Capital e o interior.