A fiscalização intensificada no festival é devido ao evento ocorrer próximo ao trecho da BR-163, na saída para Cuiabá. Os agentes também vão auxiliar no trânsito, devido ao aumento de fluxo na região.
No entanto, a PRF não ficará somente no Festival Expogrande, a corporação também vai levar a operação aos 4.078 quilômetros de rodovias federais do estado. Ao todo, 40 etilômetros estarão à disposição de 580 policiais rodoviários federais para verificar casos de alcoolemia no volante.
A PRF estará distribuída em nove delegacias e 23 Unidades Operacionais. Além da infração de dirigir alcoolizado, ultrapassagens indevidas, uso de cinto de segurança e transporte de crianças também estão na lista de fiscalização. O objetivo é coibir os delitos mais comuns ou potencialmente perigosos.
A última Operação Tiradentes foi em 2019, quando foram registrados 12 acidentes, sendo três graves, 20 pessoas feridas e 894 autos de infrações gerais. Em relação à alcoolemia, 2.444 testes com o etilômetro foram realizados. Desses, 28 motoristas foram flagrados, seis destes foram presos. Nenhuma morte foi registrada.