Mario Abdo Benítez, presidente da República do Paraguai está buscando entendimento com o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro para que as fronteiras com o Brasil possa ser reabertas até o dia dia 15 de outubro. Embora ainda não tenha definido uma data exata ele e Bolsonaro acertaram os detalhes da abertura gradual e ordenada, por telefone.
Segundo o presidente paraguaio, os dois concordaram que a reabertura aconteça até a segunda quinzena do mês. Até lá, segundo informou Mario ao ABC Color, todos os cuidados necessários serão tomados por ambas as partes e haverá total segurança em termos de saúde, imigração e controle das cidades fronteiriças envolvidas no protocolo.
“Black Friday” neste ano
Os comerciantes de Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia que faz fronteira com Ponta Porã (MS), estão reabrindo as lojas, mas não farão a promoção tradicional de “Black Friday” neste ano devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Com a suspensão do Black Friday em Pedro Juan Caballero, o comércio deve deixar de arrecadar cerca de US$ 80 milhões. Neste período, a cidade chega a receber até 100 mil visitantes, o que este ano, também, não será possível.
A temporada de compras criada nos Estados Unidos está marcada para acontecer no dia 27 de novembro no Brasil. Em Pedro Juan Caballero a promoção era sempre no feriado de 7 de Setembro, mas, neste ano, seria mudada para novembro, assim como acontece tradicionalmente todos os anos.
A decisão partiu da Câmara de Indústria, Comércio, Turismo e Serviço para assegurar a saúde de toda a população. O prefeito de Ponta Porã, Helio Pellufo, sempre deixou claro a sua insatisfação com a possibilidade da realização de promoções, festivais de compras e afins, neste período pandêmico.
O que antes era previsto para voltar à normalidade na última terça-feira (29), com a reabertura das fronteiras entre Paraguai e Brasil, agora os empresários decidiram dar o prazo de oito dias para os governos Paraguaio e Brasileiro, contados a partir do dia 1º de outubro.
A reabertura dá acesso à Ponte da Amizade, entre Ciudad del Este e Foz do Iguaçu (PR), e em Salto del Guairá, perto de Mundo Novo (MS) e Pedro Juan Caballero. Com isso, mesmo ainda sem decreto oficial, os comerciantes de aproximadamente 350 lojas já decidiram reabrir com horários flexíveis, por conta própria, conforme informado pelo presidente da Câmara de Indústria de Pedro Juan.
O Shopping China vai voltar às atividades nesta segunda-feira (5), depois de ficar fechado por seis meses, em decorrência da pandemia. Durante o período em que ficou de portas fechadas, o diretor Felipe Cogorno Álvarez disse que o prejuízo ultrapassou milhões de dólares e agora toda a empresa se prepara para a retomada, seguindo todas as medidas impostas pelo Ministério da Saúde do Paraguai.