Apesar da orientação da pasta, o novo público não deve receber o imunizante neste fim de semana, informou a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), por meio de sua assessoria. Atualmente, apenas crianças acima dos 5 anos podem ter acesso à vacina contra a Covid-19.
O Ministério recomenda que “sejam utilizados os estoques existentes nos Estados e municípios” e afirma que segue em tratativas para aquisição a de novas doses. De acordo com o Governo do Estado de São Paulo, o Instituto Butantan, responsável pela fabricação e distribuição da Coronavac no Brasil, tem poucas doses do imunizante para este grupo e pede para que esses lotes sejam reservados para quem ainda não completou o esquema vacinal, ao menos em São Paulo.
Em nota, o Ministério afirmou que ainda vai formalizar a decisão aos Estados, “bem como o cronograma de entrega de doses adicionais”. Segundo Gorinchteyn, a importação de novas doses da China poderia demorar até 45 dias. Até o momento, a cidade do Rio de Janeiro (RJ) foi um dos poucos municípios a anunciar cronograma para vacinar a nova faixa etária. Na capital carioca, crianças de 4 anos já puderam receber a primeira dose da Coronavac ontem mesmo.