A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), exonerou, na noite de ontem (5), a secretária municipal de Saúde, Rosana Leite de Melo, substituindo a antiga titular da Pasta por um comitê gestor.
Rosana Leite, que ocupava o cargo desde fevereiro de 2024, não deixou a administração, mas foi designada para atuar como assessora executiva na Secretaria Especial da Casa Civil.
Em substituição à estrutura tradicional da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), a prefeita instituiu o Comitê Gestor da Saúde, por meio do decreto nº 16.372. O grupo terá caráter provisório de seis meses, podendo ser prorrogado, e será responsável pelo planejamento, reestruturação e execução das competências da pasta.
O comitê é formado por seis membros e será coordenado por Ivoni Kanaan Nabhan Pelegrinelli, que deixou a Secretaria de Assistência Social para assumir o cargo de assessora especial na Sesau.
Além dela, integram o colegiado: Catiana Sabadin Zamarrenho, responsável pelo Planejamento e Execução Estratégica; Andréa Alves Ferreira Rocha, na área Jurídica; Isaac José de Araújo, em Finanças e Orçamento; Vanderlei Bispo de Oliveira, na área Administrativa; André de Moura Brandão, responsável por Contratações.
Natural de Campo Grande, Rosana é médica formada pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), com especialização em cirurgia geral e oncológica. Ganhou notoriedade ao coordenar o HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) e, posteriormente, ao assumir a Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à covid-19 do Ministério da Saúde em 2021.
Já Ivoni possui trajetória consolidada na gestão pública, especialmente na assistência social, e também já esteve à frente da Secretaria de Saúde em Iguatemi, durante a pandemia de covid-19. Agora, terá a função de coordenar o colegiado que passa a comandar a Sesau.