Durante a apresentação das ações realizadas pela Semed (Secretaria Municipal de Educação) de Campo Grande no primeiro semestre deste ano, a prefeita Adriane Lopes (PP) anunciou a realização de concurso público com 323 vagas para professores.
A chefe do executivo municipal lembrou que são oito anos sem concurso para a área. “Nós buscamos um caminho para isso, vamos lançar o edital este mês, dando andamento escolhendo a empresa dentro do projeto do município”, detalhou.
As ações desenvolvidas englobam o pedagógico, a infraestrutura e a valorização dos recursos humanos. Único no Brasil, a Reme (Rede Municipal de Ensino) desenvolveu durante os primeiros seis meses, o Aprender Mais na Reme, projeto voltado aos alunos do 5º ano, com dificuldade na alfabetização e letramento.
Houve também o lançamento do programa Juntos Pela Escola, que é a revitalização das 205 unidades escolares e investimento de R$ 40 milhões.
A prefeita destacou que o projeto Aprender Mais na Reme é único no Brasil e afirmou que a educação é prioridade na gestão.
“Temos projetos copiados, como exemplo o Escola Mais Segura, com o aplicativo que aciona a Guarda Civil Metropolitana, com atendimento rápido na unidade escolar que precisar de atendimento. Queremos a inovação dentro da Reme, chega de planejamento de aula em papel, vamos digitalizar tudo, com planejamento e diário online”, disse.
Dentre as ações, o destaque vai também para o simulado Reme, para balizar as políticas públicas de educação. Um dos destaques mostrado pelo secretário de Educação, Lucas Henrique Bitencourt, é que o ano letivo começou com 100% dos professores lotados. “Antes, era comum o professor começar a lecionar em março, mas essa realidade mudou este ano”.
Outro destaque são os 2.466 servidores administrativos contratados no primeiro semestre deste ano, por meio de processo seletivo.