O Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) informou que vai multar os responsáveis pelo loteamento Nasa Park em R$ 732,5 mil pelo rompimento da barragem que destruiu as margens da BR-163, no limite dos municípios de Campo Grande e Jaraguari.
Segundo o gerente de recursos hídricos do Imasul, Leonardo Sampaio, os técnicos ainda estão avaliando os danos, mas adiantou que o valor vai aumentar devido à gravidade da situação. A quantia definitiva deve ser divulgada ainda nesta semana.
O local não tinha autorização para barramentos e o loteamento já tinha sido notificado, sendo que no dia do acidente o Corpo de Bombeiros informou que não encontrou certificado de vistoria em relação à represa do Nasa Park.
O tenente-coronel bombeiro Fábio Pereira de Lima disse que o local estava irregular. “Faremos a notificação e possíveis autuações sobre as irregularidades que possam ser encontradas”.
A administração do loteamento de luxo lamentou o ocorrido e disse que acionou as autoridades competentes e colaborou para que todas as medidas fossem tomadas. A nota também diz que uma equipe de engenheiros especializados está realizando estudo detalhado para determinar a causa do rompimento e propor medidas corretivas.
O Governo do Estado emitiu uma nota explicando todas as medidas que estão sendo tomadas para conter, dimensionar e reconstruir as áreas impactadas pelo rompimento da barragem. Na manhã de ontem (21), o prefeito de Jaraguari, Edson Rodrigues Nogueira, levou equipes para prestar atendimento às famílias atingidas pelo rompimento da barragem.