Os agentes da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai) apreenderam, nesta sexta-feira (26), em Cerro Corá, povoado de Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia que faz fronteira com Ponta Porã (MS), 18 toneladas de maconha picada e já embalada.
Em quatro imóveis rurais, equipes da Senad em Pedro Juan Caballero e agentes da Direção de Inteligência Estratégia encontraram a droga já embalada em também maconha picada, secando ao sol.
Segundo a agência, as propriedades formavam centro logístico para plantio e processamento de grandes quantidades de maconha. Além da droga já colhida, os agentes também cortaram e queimaram meio hectare de roça da erva e apreenderam sementes.
Três veículos foram abandonados pelos traficantes, entre eles um Jeep Renegade cinza ano 2022, com placa de Belo Horizonte (MG), sem restrições. No meio do mato, a Senad localizou o acampamento onde a maconha era picada e embalada.
Boa parte da droga apreendida estava enterrada e as equipes passaram quase toda a madrugada retirando os fardos debaixo da terra.
A investida resultou na apreensão de 12 mil quilos de maconha picada, 680 quilos de sementes de cannabis e 5.846 quilos de maconha prensada, que estavam enterrados.
Além do Renegade com placa brasileira, foram apreendidos uma Fiat Strada e uma Nissan Xtrail, macacos hidráulicos e prensas rústicas.
A Senad informou que a maconha produzida no local era destinada ao mercado brasileiro pelas facções criminosas que controlam o tráfico da droga na linha internacional.