Os agentes especiais da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai) encontraram e destruíram um centro de produção e armazenamento de maconha na zona rural da Colônia Yacare’i de Caaguazú, na região de fronteira com Mato Grosso do Sul. A desativação do local causou um duro golpe na estrutura dos narcotraficantes que atuam na fronteira do Paraguai com o Brasil.
O centro de produção e armazenamento estava localizado em área chamada de San Pablo de la Colonia Yacare’i e foi identificado através de pesquisas realizadas pelos agentes da Senad. As provas incluem a apreensão de 1.314 quilos de maconha picada distribuída em 73 sacas, 300 quilos de maconha picada em processo de secagem e 36 quilos de maconha prensada, totalizando 1.650 quilos de maconha retirada de circulação.
Também foram apreendidos no local materiais para preparo e embalagens como quatro prensas rústicas, peneiras, fitas de embalagem, balanças e até uma motocicleta. O responsável pela guarda da propriedade rural foi identificado como Tito Teleforo Molinas Urdapilleta, que foi preso por despacho do procurador de Justiça Osvaldo Garcia.