A Polícia Civil, por meio da Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes contra as Relações de Consumo), fechou, ontem (22), um abatedouro clandestino de frangos que funcionava em condições precárias na Rua Arthur Pereira, no Bairro Los Angeles, em Campo Grande (MS).
No entanto, no momento do flagrante policial, o responsável pelo local não estava e ainda não foi localizado, entretanto, as investigações apontaram que ele atendia comerciantes que colocavam as aves à venda sem que tivessem passado pelo SIM (Serviço de Inspeção Municipal).
Além disso, imagens feitas no local mostram frangos abatidos jogados em um caixote de plástico no chão, um tanque com água suja que pode ter sido usado para depenar as aves e outro recipiente com animais em condições que impossibilitam determinar há quanto tempo aguardavam refrigeração.
Conforme divulgado pela Polícia Civil, foram encontradas 40 aves abatidas e outras 90 presas, prontas para o abate, sendo que o funcionário que realizava o processamento dos frangos foi preso em flagrante.
O homem detido durante a ação foi levado à Decon e autuado em flagrante pelo crime previsto no artigo 7º, inciso IX, da Lei nº 8.137/1990, que trata de crimes contra as relações de consumo. A pena prevista varia de dois a cinco anos de detenção, sem possibilidade de fiança nesta fase.