PMA encontra agrotóxico cancerígeno no Alphaville na Capital e quer saber origem do produto

Uma fiscalização da PMA (Polícia Militar Ambiental) encontrou, no Condomínio Alphaville 4, localizado em Campo Grande, na saída para Cuiabá, agrotóxicos de uso não permitido em área urbana e sendo manuseados por trabalhadores sem treinamento para lidar com produtos químicos e sem uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual).

Além disso, há suspeita de que os produtos tenham sido comprados de forma ilegal, ou seja, provenientes de contrabando, sem comprovação de origem como nota fiscal. A fiscalização, que também contou com o apoio da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e da Defesa Civil, agora apura a origem dos produtos.

Conforme a denúncia recebida pelas autoridades ambientais, o condomínio estaria fazendo uso indiscriminado (sem receituário agronômico) em todas as áreas verdes do local. Trata-se do agrotóxico 2.4D – Camp D -, que é um herbicida de baixo custo recomendado para uso em lavouras para controle de plantas daninhas.

A reportagem entrou em contato com a administração do Alphaville 4, que informou prestar esclarecimentos “em breve”. O produto é forte e pode oferecer riscos a pessoas, animais domésticos, pássaros, insetos, contaminar o solo e até mesmo lençol freático, bem como outros problemas e consequências ao meio ambiente. Para pessoas, pode causar problemas como câncer, leucemia, alterações neurológicas, lesões em pele, alergias e outros sintomas.

Vai vendo!!!