O BPMTran (Batalhão da Polícia Militar de Trânsito) informou que pretende estender o uso de drones na fiscalização de trânsito por toda a zona urbana de Campo Grande para flagrar as infrações cometidas pelos motoristas de veículos automotores e condutores de motocicletas.
O comandante do BPMTran, tenente-coronel PM Carlos Augusto Pereira Regalo, avisou que pretende estender a fiscalização para toda a cidade e que não há locais específicos. “Funciona como as blitze, usamos dados de acidentes e solicitações que chegam via 190 para escolher o local”, explicou ao site Midiamax.
Ele completou ainda que o drone é uma ferramenta de apoio que aumenta o alcance da visão do agente, que precisa estar no local e visualizar a infração. “Por exemplo, se o policial verifica com o drone que há um veículo parado em fila dupla, o policial vai ao local e lavra o auto, visualizando a infração como prevê o manual brasileiro de fiscalização de trânsito”, explicou.
O tenente-coronel PM reforçou que, obviamente, com o auxílio do drone, os policiais militares se posicionam em locais estratégicos de infrações. Como aconteceu no fim de semana nos altos da Avenida Afonso Pena, onde o drone flagrou condutores realizando manobras perigosas com veículos e agentes estiveram no local.