Pistoleiros executam ex-vereador no centro de Ponta Porã, o segundo em três horas

Em mais um dia violento na fronteira do Paraguai com Mato Grosso do Sul, pistoleiros fizeram a segunda vítima em um intervalo de menos de três horas. Trata-se do ex-vereador e agora empresário Joanir Subtil Viana, 53 anos, que foi executado a tiros de pistola calibre 9 mm por volta de 13h30 desta segunda-feira (27) no centro de Ponta Porã (MS).

Com essa morte, o número de execuções na região chega a 134 somente neste ano, sendo 14 mortes em janeiro, 10 em fevereiro, 21 em março, 8 em abril, 18 em maio, 16 em junho, 16 em julho, 19 em agosto e 12 em setembro. Dono de loja de pneus no distrito de Sanga Puitã, localizado nas margens da BR-463, Joanir Viana seguia em uma caminhonete Ford F1000 verde, quando foi alvejado a tiros.

Ainda não há informações sobre os autores do crime, mas a vítima chegou a sair da caminhonete, porém, caiu no asfalto enrolado ao cinto de segurança e morreu. Joanir Viana tinha sido preso com outras sete pessoas em abril de 2009, com 93 quilos de cocaína e armas. Na época, ele cumpria o mandato na Câmara de Vereadores de Ponta Porã. As prisões ocorreram na fazenda do vereador, no município de Ponta Porã, após avião de pequeno porte pousar na pista clandestina da propriedade rural e deixar a droga.

Ele foi condenado a 14 anos e seis meses de prisão por tráfico de drogas e cumpriu dois anos na penitenciária de Dourados. Em abril de 2012, reassumiu a cadeira na Câmara, mesmo cumprindo a pena em regime semiaberto. No mês seguinte, teve o mandato cassado por quebra de decoro.