A fronteira do Brasil com o Paraguai em Mato Grosso do Sul (Ponta Porã-Pedro Juan Caballero) é mesmo uma região profícua para o crime. Além da violência, drogas, armas, contrabando etc, agora a Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (11), a Operação Falsas Raízes, contra uma associação criminosa em suspeita de fraudar documentos migratórios e solicitar indevidamente benefícios previdenciários e assistenciais.
De acordo com as investigações, o grupo atuava de forma organizada para intermediar a regularização migratória de estrangeiros, utilizando declarações de residência falsas, contratos de aluguel fictícios e outros documentos ideologicamente falsos.
Após a emissão dos documentos, os envolvidos davam entrada em pedidos de benefícios sociais, especialmente o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o programa Bolsa Família, gerando grandes prejuízos aos cofres públicos.
A PF ainda não informou o número de mandados cumpridos nem os locais exatos das ações. A investigação segue em andamento para identificar todos os integrantes do esquema e o total de recursos desviados.
