Nesta terça-feira (23), a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal deflagrou a Operação Vila do Conde para combater organização criminosa voltada ao tráfico internacional de drogas e à lavagem de capitais.
A operação cumpre 22 mandados de prisão preventiva e 40 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 4ª Vara Federal de Belém, nos estados de São Paulo, Pará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás.
Operação também prevê o sequestro e indisponibilidade de bens, direitos e valores até o limite de R$ 291.5 milhões. As image0.jpegimage1.jpegimage2.jpeginvestigações tiveram início após uma apreensão de cocaína no Porto de Vila do Conde, em Barcarena (PA), no dia 9/2/2021.
Na ocasião, policiais federais apreenderam 458 quilos de cocaína, que estavam acondicionados em meio a uma carga de quartzo, cujo destino final seria o Porto de Rotterdam, na Holanda.
A operação policial identificou os membros da organização criminosa transnacional, bem como toda a estrutura logística montada para escoar a produção de cocaína para a Europa.
Ademais, o trabalho investigativo desvendou toda a logística empresarial voltada à lavagem dos ganhos ilícitos, envolvendo empresas fictícias e investimentos em segmentos formais do mercado, como restaurantes e prestadores de serviços diversos.