A exemplo da última pesquisa divulgada na semana passada pelo Ipems/Correio do Estado, o Ibope/TV Morena confirmou a liderança do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) na corrida eleitoral, com 40% das intenções de voto, enquanto o juiz federal aposentado Odilon de Oliveira (PDT) aparece em segundo lugar, com 29%.
Na prática, Reinaldo está a dois pontos percentuais de levar o pleito ainda no 1º turno devido ao crescimento registrado a cada pesquisa junto ao eleitorado estadual.
Isso se dá porque de somados os percentuais de todos os candidatos o resultado é 42%. O governador sozinho tem 40%.
Num eventual crescimento para 42% ele venceria no dia 07 de outubro.
Em comparação ao primeiro levantamento divulgado pelo Ibope/TV Morena, Azambuja cresceu de 39% para 40%, Odilon foi de 24% para 29%, Junior Mochi (MDB) subiu de 3% para 5% e Humberto Amaducci (PT) cresceu de 2% para 4%. Já João Alfredo (PSOL) e Marcelo Bluma (PV) registraram 2% na primeira pesquisa e mantiveram o índice na atual.
A margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos sobre o total do resultado da pesquisa. Diante desse critério, Mochi, Amaducci, João Alfredo e Bluma estão tecnicamente empatados na corrida pela sucessão estadual. Votos brancos e nulos registraram 17% em agosto e, agora, caíram para 10% na pesquisa para governador. A pesquisa do Ibope foi contratada pela TV Morena e registrada no TRE-MS sob o número 03695/2018. O Ibope ouviu 812 eleitores em 30 municípios, entre os dias 21 e 23 de setembro.