As Polícias Civil e Militar colocaram uma força-tarefa nas ruas de Campo Grande (MS) para capturar pedófilos nesta terça-feira (18), quando é lembrado o Dia Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Ao todo, foram expedidos pelo menos 28 mandados de prisão e 11 pessoas já estão detidas pelo Batalhão de Choque da Polícia Militar, que empenhou 10 equipes no cumprimento das ordens judiciais.
Um homem foi levado preso no início desta manhã para a Depca (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente). Ele foi capturado no Jardim Noroeste, enquanto outro homem foi preso no Jardim Tarumã e levado para a 1ª DP (Delegacia de Polícia), no Centro da Capital. A ação é comandada pelo MPE (Ministério Público Estadual) com o objetivo de combater crimes praticados contra crianças e adolescentes no “Dia D” do Maio Laranja.
Ainda não há detalhes como a quantidade de ordens judiciais e em quais cidades a força-tarefa está fazendo buscas. A data foi instituída pela Lei Federal 9.970, de 2000, escolhida em alusão ao “Caso Araceli”, a menina que aos 8 anos foi raptada, drogada e violentada física e sexualmente por vários dias, antes de ser morta, ter seu corpo desfigurado por ácido e abandonado em um terreno baldio em Vitória, no Espírito Santo.
Araceli Cabrera Sánchez Crespo foi assassinada em 18 de maio de 1973. Vinte e um anos depois da criação da lei e 48 anos após a morte da criança, o crime segue impune. Denúncias anônimas de violência contra crianças são feitas pelo Disque 100, que funciona 24 horas, inclusive nos fins de semana e feriados.