O Governo do Paraguai iniciou as medidas de combate ao novo coronavírus (Covid-19), que incluem o fechamento das fronteiras do país com o Brasil, Argentina e Bolívia e toque de recolher no período noturno. O resultado foi imediato em Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia que faz fronteira com Ponta Porã (MS), que desde a fundação em 1º de dezembro de 1900 nunca teve suas ruas tão desertas como agora.
A partir das 20 horas, o Governo determinou o início do toque de recolhe, que proíbe o trânsito de pessoas e veículos. Para ajudar no cumprimento da medida, o ministro do Interior Euclides Acevedo, requisitou apoio da Polícia Nacional.
As autoridades paraguaias afirmam não se tratar de um “toque de recolher”, mas previsto em lei inclusive com multas e prisão para quem não respeitar a proteção à saúde.
Estrangeiros que não residam no Paraguai estão proibidos de entrar no país desde a manhã desta segunda-feira (16). A medida foi decretada pelo presidente Mario Abdo Benitez já no sábado, quando pediu que a população evitasse sair de casa.
Na sequência, grandes empresas como o Shopping China, decidiram suspender suas atividades.