Dados do Painel de Violência Doméstica mostram que, em Mato Grosso do Sul, em menos de dois meses deste ano, quase 3 mil mulheres procuraram a Polícia para relatar serem vítimas de violência doméstica.
O principal local onde os crimes acontecem, mostra que mulheres não estão seguras dentro de casa e nem com aqueles que um dia confiaram. Ao todo, são 2.987 vítimas de violência doméstica, ou seja, uma média de 56 vítimas por dia.
Em Campo Grande, o número de vítimas passa de 1 mil só neste ano e, em Figueirão, de apenas 3,5 mil habitantes, é o único dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul que não registrou nenhum caso de violência doméstica este ano.
O painel ainda mostra que a própria casa ou a rua é onde as violências acontecem, praticadas na grande maioria das vezes por cônjuge ou ex. Mulheres entre 18 e 59 anos são as principais vítimas de violência doméstica em Mato Grosso do Sul.
Violência doméstica evolui para as estatísticas de feminicídio. E só esse ano, quatro mulheres foram assassinadas por seus companheiros. Na prática, campanhas de conscientização surtem pouco ou quase nenhum efeito, visto que os crimes continuam acontecendo. Com informações do site Midiamax.