O BPMTran (Batalhão de Polícia Militar de Trânsito) autuou, apenas na terça-feira (16), 331 veículos por trafegarem na faixa exclusiva de ônibus nas vias Rui Barbosa, Duque de Caxias e Brilhante.
A ação faz parte da Operação Faixas Exclusivas, que começou antes de ontem e vai até esta sexta-feira (19), podendo se estender por mais dias. Com auxílio de drones, 30 policiais militares participam da operação.
O objetivo é dar exclusividade aos veículos que necessitam desta faixa, como táxis, ônibus ou veículos de emergência.
A via dá mais agilidade e permite que veículos de urgência cheguem mais rápido no seu local de destino, levando em consideração que dois minutos podem salvar a vida de uma pessoa.
É permitido utilizar a faixa apenas para conversões ou acessar imóveis do lado da via.
Segundo o artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a multa para quem trafega na faixa ou via de trânsito exclusivo é de R$ 293,47, sendo infração gravíssima e penalidade de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
De acordo com o subcomandante do BPMTran, Everton Miller, faixas exclusivas auxiliam na redução de acidentes.
“A ideia é priorizar os veículos que necessitam dessa faixa, para prestar serviço à população em menor tempo, como veículos de emergência e também, prevenir acidentes pelo uso indevido da mesma pelos demais motoristas”, explicou o subcomandante.