A Operação Ultima Ratio, que desvendou um forte esquema de venda de sentenças no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, continua provocando estragos na campanha de Bitto Pereira à reeleição na OAB/MS.
Na tarde desta segunda-feira, o advogado Diogo Ferreira Rodrigues, um dos alvos da operação da Polícia Federal, desistiu de concorrer ao cargo de conselheiro estadual na chapa da situação “Pelo futuro da OAB”.
Segundo fontes ouvidas pelo Blog do Nélio, os motivos seriam de caráter pessoal, mas coincide com opção idêntica tomada por Camila Bastos, que concorria ao cargo de vice-presidente da Ordem.
Tanto Camila quanto Diogo Ferreira foram alvos da Operação Ultima Ratio, que investiga possíveis crimes de corrupção em vendas de decisões judiciais, lavagem de dinheiro, organização criminosa, extorsão e falsificação de escrituras públicas no Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul.
Eles tiveram seus escritórios, residência e demais locais de trabalho submetidos à busca e apreensão realizada pela Políicia Federal.
O pai de Camila Bastos, o desembargador Alexandre Aguiar Bastos, assim como o pai de Diogo Ferreira, o também desembargador Marcos José de Brito, foram afastados de suas funções por 180 dias por determinação do Superior Tribunal de Justiça.
Hoje, ambos são monitorados por meio de tornozeleira eletrônica.