Nos últimos três anos, as empresas de telefonia, tanto móvel, quanto fixa, foram responsáveis por 11.460 reclamações dos consumidores junto ao Procon. Em 2017, foram 4.738 queixas, enquanto em 2018 foram 3.094 e, em 2019, chegou a 3.628, demonstrando a ineficiência do serviço prestado aos consumidores de Mato Grosso do Sul.
Na soma dos três anos, a Vivo destaca-se ao atingir 4.324 manifestações de insatisfação, enquanto a Claro, por sua vez, chegou a 3 036 reclamações, a Tim a 2. 288 e a Brasil Telecom deixou 2.215 consumidores insatisfeitos. Ainda conforme o Procon, apenas em 2019, a Vivo (Telefônica do Brasil) liderou com 1.357 reclamações, o que equivale a 37,40% do total, seguida pela Claro, com 802 (22,11%), Tim S/A e Tim Celular S/A com 776, equivalente a 21,39%, e Brasil Telecom fixa e móvel com 693 queixas, ou seja, 19,10%.
Em 2018, clientes de telefonia se sentiram prejudicados e se dirigiram ao Procon em 3.094 ocasiões, reclamando das quatro empresas e, no caso, a Tim Celular liderou com 857denúncias, ou seja, 27,70%, seguida da Claro, com 851 (26,86%), Brasil Telecom fixa e móvel, com 803 (25,95%), e Vivo, com 603 ocorrências, atingindo 19,49%.
O primeiro ano considerado no trabalho de estatística (2017) foi o de maior insatisfação com 4.738 manifestações de consumidores. Neste caso específico, a Claro liderou com 2 403 ocorrências (49,98%), seguida da Vivo com 2.364 (36,28%), Brasil Telecom móvel e fixo com 1.719 (13,82%) e Tim Celular com 655, o que equivale a 13,82%.