No aniversário do Bioparque Pantanal, Riedel reforçou papel educativo do aquário

Ao participar na manhã desta terça-feira (26) das comemorações dos dois anos de funcionamento do maior aquário de água doce do mundo, o Bioparque Pantanal, o governador Eduardo Riedel fez questão de destacar o papel educativo do aquário para as crianças e adolescentes de Mato Grosso do Sul.

“A educação é um ganho inestimável para o Estado, é um orgulho. Cumprir este papel de mostrar para o mundo o que é o Pantanal, desenvolver pesquisa, conhecimento, novas informações e uma nova consciência dos sul-mato-grossenses em relação ao bioma”, disse.

Ele completou que todas as escolas estão passando pelo Bioparque Pantanal, o que contribui para a formação das crianças e traz uma consciência diferenciada para o futuro delas. “Então, teremos sul-mato-grossenses na sua totalidade, conhecendo o que é o Pantanal. É um futuro diferente, é isso que significa o Bioparque”, afirmou.

Riedel completou que ter um equipamento como o Bioparque Pantanal no Estado deu outra dimensão para o Pantanal. “Inclusão, turismo, pesquisa das universidades, toda a base científica e o que o equipamento proporciona em termos de conhecimento é grandioso”, pontuou.

O governador reforçou que o desafio maior era operar e a equipe abraçou como se fosse um filhote e fez desse equipamento o que é. “A gente só recebe elogios na forma de atender, serviço, inclusão, cuidado e carinho com os peixes e as pessoas”, argumentou.

Com atuação científica, além da conservação e educação ambiental, o Bioparque Pantanal opera há dois anos em Campo Grande, período no qual já abrigou mais de 42 mil animais de 382 espécies e recebeu 700 mil visitantes de 129 países.

O trabalho desenvolvido no local consolida o Bioparque como destino turístico de ciência e contemplação, e principalmente como espaço de conhecimento e experiência. Atualmente o Bioparque conta com 382 espécies de água doce, com reproduções que resultaram em 2 mil nascimentos de 62 espécies distintas.

São 15 registros inéditos no mundo e 12 registros inéditos no Brasil, incluindo de três espécies ameaçadas de extinção. A visita ao Bioparque Pantanal é gratuita e o agendamento é realizado pelo site bioparquepantanal.ms.gov.br.

O empreendimento é aberto ao público de terça a sábado, das 8h30 às 12h (entrada até 11h) e das 13h30 às 17h30 (entrada até 16h30). Nos feriados, o local funciona em horário especial, das 8h30 às 14h30 (entrada até às 13h30).