Motociclistas continuam “engordando” as estatísticas de morte no trânsito da Capital

Em razão da quantidade de mortes registradas nos últimos dias e Depois de tentar de tudo, socorristas cobrem o corpo de Emerson Jesus Antunes Braga, uma das vítimas que morreu no trânsito (Foto: Henrique Kawaminami) - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

As estatísticas não mentem, o trânsito de Campo Grande continua com taxa elevada de violência e morte, principalmente entre os motociclistas, que em sua maioria, são imprudentes em meio aos carros e ônibus que circulam diariamente na cidade.

De janeiro até agora, 12 motociclistas morreram no trânsito de Campo Grande. Na maioria dos casos, os acidentes fatais estão relacionados ao excesso de velocidade, consumo de álcool ou desrespeito à sinalização de trânsito, imprudências imputadas tanto aos condutores das motos quando dos outros veículos envolvidos nas ocorrências.

Somente ontem, no sábado (16/03), duas pessoas morreram envolvendo ônibus coletivos na Capital

O primeiro caso aconteceu às 4h45, João Giovani Pontes Soares, de 25 anos, pilotava na contramão quando colidiu de frente com o coletivo, no cruzamento das ruas Antônio Maria Coelho com a 25 de dezembro. O segundo, foi por volta das 5h30, Vitor Hugo Rozemberque Machado, de 20 anos, também colidiu a motocicleta contra ônibus, na Avenida Júlio de Castilhos, no Jardim Panamá. Segundo testemunha, o rapaz furou o sinal vermelho e bateu na lateral do coletivo.

O BPMTran (Batalhão de Polícia Militar de Trânsito) vai deflagrar na próxima segunda-feira (18) a operação “entrega segura” em vários pontos da cidade para coibir irregularidades e retirar de circulação as motos em desacordo com as regras de trânsito.

Além do excesso de velocidade e a direção imprudente, a falta de acessórios, como viseira, também está entre os fatores que explicam a disparidade entre os números de óbitos registrados.

Os números mostram a necessidade de aumento da fiscalização envolvendo os motociclistas, principalmente, os motoentregadores. No dia 8 de março, por exemplo, Kauê Felipe Bezerra de Souza, de 28 anos, seguia para uma entrega, quando foi atingido por um Honda Fit no cruzamento da Rua Antônio Maria Teixeira com a Avenida Monte Castelo.

Mortes – No dia 14 de março, o motociclista Almir Fernandes, de 48 anos, morreu após perder o controle da moto e colidir contra um poste na Avenida José Barbosa Rodrigues, no Residencial Búzios, região do Jardim Aeroporto.

Na tarde do dia 8, o motociclista Wesley Ramão Cristaldo Santos Romeiro, 23 anos, perdeu a vida em acidente com caminhão, na Avenida Gury Marques, saída para São Paulo. A motocicleta Honda Fan e o veículo pesado trafegavam no mesmo sentido, quando a moto atingiu o caminhão que fazia conversão à esquerda para retornar na mesma via.

No dia 2 de março, Grasiela de Oliveira da Silva, de 33 anos, colidiu a moto na traseira de um carro, na Rua Osasco, no Jardim Noroeste. O motorista do carro deixou o local sem prestar socorro à vítima. Câmera de segurança registrou o acidente e mostra a vítima seguindo em alta velocidade com uma Honda Biz pela Rua Osasco.

A outra vítima do trânsito foi Emerson Jesus Antunes Braga, de 35 anos, na Avenida Doutor Euler de Azevedo, na entrada do Bairro Coophasul, no dia 19 de fevereiro. Emerson seguia para o trabalho numa motocicleta Yamaha Fazer, quando houve a colisão envolvendo um ciclomotor conduzido por um idoso de 70 anos.

No dia 15 de fevereiro, em fuga de abordagem policial pelas ruas dos Bairros Aero Rancho e Guanandi, Gabriel Rocha de Andrade, de 19 anos, bateu a motocicleta numa cerca de arame e morreu.

No cruzamento da Avenida Três Barras com a Rua Darvin Dolabani, Bairro Rita Vieira, a motociclista Marlene dos Santos Machado Vieira, 57 anos, foi atingida por um Chevrolet S-10 branca dirigida por Alexsander Alves de Paula, de 47 anos. O condutor da caminhonete havia consumido bebida alcoólica e foi preso por embriaguez ao volante. O caso aconteceu no dia 27 de janeiro.

Também no mesmo mês, adolescente de 16 anos morreu após a motocicleta que ocupava colidir contra grade de proteção de bomba de um posto de combustíveis, na Avenida Duque de Caxias com a Rua Itatiaia, no Jardim Vera Cruz. A vítima era passageira da moto, que seguia sentido aeroporto, quando o condutor de 19 anos perdeu o controle da direção e atingiu um das quatro grades de proteção.

No 1º dia do ano, o motociclista Ailton José de Arruda, de 49 anos, seguia numa Honda CG Titan KS, quando foi atingido por um Fiat Toro que desrespeitou o sinal vermelho, no cruzamento das ruas Rui Barbosa e Dolor Ferreira de Andrade. Com ifos Campo Grande News