Megacarga de cocaína de 11 toneladas apreendida na Bélgica aponta para o Paraguai. Passou por onde?

O Ministério Público do Paraguai abriu investigação para averiguar se as 11 toneladas de cocaína apreendida na Bélgica no último fim de semana novamente partiram do país. O entorpecente foi carregado aparentemente em fevereiro deste ano em um porto de Villeta, no Paraguai, e passou pelo porto de Buenos Aires, na Argentina, até ser apreendida na Bélgica, já na Europa.

A quantidade expressiva da droga causou alarde nas autoridades de combate ao narcotráfico no Paraguai, pois se trata de outra grande apreensão de cocaína que possivelmente saiu de portos do país com destino à Europa. A Senad (Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai) recebeu solicitação do Ministério Público para ajudar a descobrir se a droga realmente saiu do país e quem são os responsáveis.

A Senad já solicitou às autoridades da Bélgica mais informações sobre a apreensão para poder encontrar os possíveis envolvidos no Paraguai. No dia 12 de fevereiro deste ano, um outro carregamento de cocaína, cerca de 16 toneladas da droga, saiu de um porto do Paraguai com destino a Hamburgo, na Alemanha, sendo que o entorpecente estava escondido em uma carga de tintas da empresa Pinturas Tupá S/A, de propriedade do empresário Diego Isaac Benítez Cañete, 37 anos.