A falta de consciência das pessoas em relação ao novo coronavírus (Covid-19) beira o absurdo. Um exemplo disso é o caso de uma boliviana que já estava com a doença e recebendo tratamento para combatê-la, fugiu de São Paulo (SP) e veio de ônibus interestadual até Mato Grosso do Sul, sendo barrada em Corumbá (MS).
A cidadã foi barrada na entrada de Corumbá, durante a noite desta quinta-feira (19) e, obviamente, a situação gerou tumulto, mobilizou servidores da saúde, Corpo de Bombeiros e terminou com a orientação de que todos os passageiros do ônibus fiquem de quarentena. A mulher, de origem boliviana, estava sendo tratada em São Paulo por ter apresentado os sintomas da doença, mesmo com a orientação de não viajar, ela embarcou no ônibus e estava à caminho da Bolívia.
Contudo, durante o trajeto a Secretaria Municipal de Saúde de Corumbá foi informada da situação e parou o ônibus no portal da cidade. Do local, ele foi conduzido até em frente à sede do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Devido ao tumulto causado pela situação, foi solicitado apoio dos militares do 3° Grupamento do Corpo de Bombeiros, que em seguida escoltaram o coletivo até o pátio do quartel, onde foi coletado o sangue da mulher para realização de exames.
Do quartel, ela foi encaminhada de ambulância para a Bolívia. Os demais passageiros do ônibus foram cadastrados e orientados sobre os cuidados que devem ser tomados, devido ao risco de terem se contaminado com o novo coronavírus, incluindo a necessidade de se manterem em quarentena.
O número de pessoas que haviam no ônibus não foi divulgado. Após as ações adotadas pela vigilância sanitária de Corumbá, eles foram transferidos para outro ônibus da mesma empresa até a rodoviária da cidade.