Em ação cinematográfica, como sempre ocorre onde há armas a vontade e violência, foi resgatado ontem o líder do Comando Vermelho no Paraguai o narcotraficante Jorge Teófilo Samudio González, o Samura.
Ele atuava fortemente na região de Pedro Juan Caballero, cidade fronteiriça com Ponta Porã, no Brasil e apontado como uma liderança forte e violenta.
O resgate ocorreu em Assunción, capital do país vizinho.
Natural de Capitán Bado, cidade vizinha de Coronel Sapucaia (MS), Samura, de 47 anos, já havia sido capturado em outubro do ano passado em Bella Vista Norte, vizinha de Bela vista em MS.
De acordo com a polícia paraguaia, Samura foi resgatado por vários bandidos armados que trocaram tiros com os guardas que escoltavam o traficante, na região norte de Assunción. Ele é considerado peça-chave do Comando Vermelho por comandar a estrutura que envia a cocaína boliviana através do Paraguai para o Brasil e Europa.
Um agente penitenciário, dois policiais e o comissário da Polícia Nacional Félix Ferrari ficaram feridos a tiros. O comissário foi levado para um hospital, mas morreu em seguida. Três carros foram queimados durante a fuga. Forças policiais cercam a capital paraguaia para tentar recapturar o narcotraficante.
Conforme fontes policiais, outros nove presos fugiram com Samura e cinco já foram recapturados. O resgate ocorreu quando os prisioneiros estavam sendo levados do Presídio de Emboscada, nos arredores de Assunción, para audiências no Poder Judiciário daquele país.
Os bandidos armados estavam em pelo menos três carros e dispararam centenas de tiros nas viaturas. Os policiais revidaram, mas não conseguiram impedir o resgate. Vídeo gravado por morador de frente do local captou o som dos tiros de armas automáticas (veja abaixo).
Há informação de que um agente penitenciário está preso acusado de ajudar os bandidos. Após o ataque, ele foi flagrado jogando a arma e o celular no telhado de uma casa vizinha ao local. A pista e o celular foram encontrados no telhado.
Samura era um dos narcotraficantes mais procurados do Paraguai nos últimos anos. Em 2011, ele chegou a ser cercado por agentes da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) em uma pista clandestina em Concepción, mas conseguiu fugir. No local foram apreendidos 370 quilos de cocaína.
Ele só foi preso no dia 10 de outubro do ano passado pela própria agência antidrogas, em Bella Vista, cidade vizinha de Bela Vista (MS). De acordo com a Senad, Samura lidera a célula da facção carioca que opera rotas aéreas de cocaína nos departamentos de Amambay, Canindeyú e Concepción. Com infos CGNews.