Foragido da Justiça de Mato Grosso do Sul por contrabando de cigarros do Paraguai para o Brasil, o ex-policial militar Fábio Costa, mais conhecido como “Pingo”, foi preso ontem (11) pela Polícia Nacional do país vizinho em Salto del Guairá, cidade paraguaia que faz fronteira com os municípios de Mundo Novo (MS) e Guaíra (PR).
Segundo a Polícia Federal, ele é considerado um dos líderes do contrabando de cigarro na fronteira e foi encontrado no Residencial Sete Quedas, na Colônia de Guavirá, pelo Grupo Especializado Contra o Crime Organizado do Paraguai.
Pingo teve a prisão preventiva decretada em várias operações que investigam quadrilhas de contrabando de cigarro paraguaio para o Brasil. Em 2018 ele teve o filho de 17 anos, João Victor Richena Costa, assassinado a tiros de fuzil quando chegava em um condomínio em Salto del Guairá.
Ele era de Rio Brilhante (MS) e tinha se mudado há pouco para morar com o pai. O crime foi atribuído a inimigos de Pingo e ele está na lista dos mais procurados do Brasil, onde é acusado de mandar executar dois policiais rodoviários federais.
A casa de um deles foi alvo de diversos tiros de uma arma automática. As investigações apontaram que o atentado estava ligado ao fato dos PRFs apreenderem mais de 30 carretas de cigarros da quadrilha. Pingo deverá ser extraditado nos próximos dias para o Brasil. Ele será entregue para a Polícia Federal em Mundo Novo.