O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve nesta quinta-feira (25) em Ponta Porã (MS) para a entrega de títulos definitivos de propriedade a famílias do Assentamento Itamarati. A regularização fundiária beneficia 2.837 famílias e garante segurança jurídica sobre as terras onde vivem e produzem.
Ao todo, serão entregues 1.390 títulos. O Itamarati é um dos maiores assentamentos de reforma agrária do país e reúne produtores que atuam no cultivo de grãos, frutas, hortaliças e produção de leite.
Criado a partir da antiga Fazenda Itamarati, o assentamento tem papel estratégico na economia regional e na fronteira com o Paraguai, contribuindo para a produção de alimentos e geração de renda. Segundo o governo federal, a titulação amplia o acesso a crédito e políticas públicas.
Durante a cerimônia, a Cooperativa dos Agricultores Familiares do Itamarati se tornou a primeira do país a receber um título de propriedade.
Na mesma agenda, Lula também participou da entrega de obras de modernização dos aeroportos de Campo Grande, Corumbá e Ponta Porã.
Ainda ao longo do dia, o presidente esteve em Três Lagoas, onde assinou os contratos para a retomada das obras da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN-III), paralisada há 11 anos. O empreendimento é considerado estratégico para ampliar a produção nacional de fertilizantes e reduzir a dependência de importações.
