Levantamento divulgado nesta quarta-feira (14) pelo Procon aponta que, a pedido dos consumidores de Mato Grosso do Sul, foram bloqueados 39.978 telefones em razão da realização de ligações indevidas no período de janeiro de 2019 até 13 de outubro deste ano. Ao todo, foram 3.069 denúncias com cadastramento de 605 fornecedores para o bloqueio de telefones para não recebimento de telemarketing.
Para efeito da estatística, levou-se em consideração 11 empresas, entre as denunciadas no ano passado, merecendo destaque Claro (57 ocorrências), Vivo (45 ocorrências), NET (30 ocorrências) e Sky (27 ocorrências). Além disso, outras também fazem parte das reclamações, como o BMG, TAM, Santander, TIM, OI e Itaú.
Em relação a este ano, com o crescimento do número de denúncias, cresceu também a quantidade por empresa. A Oi passou a liderar com 234 registros, vindo a seguir a NET (121), a Claro (71), a Sky (62) e o Santander (42). Ressalte-se que, como no ano anterior, outras empresas também foram alvo de reclamações como é o caso da Vivo (35), BMG (32), TIM (21), Itaú (16)) Banco Pan (14) e Safra (11).
Em 2019, o Procon recebeu 495 denúncias, sendo que 404 das quais ocorreram somente no período de janeiro a setembro daquele ano, período considerado para que se possa estabelecer comparativo com as ocorrências deste ano, cujos registros superaram o dobro do ano passado, uma vez que foram 876 denúncias.
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