Levantamento da Sejusp revela 15 mil registros de violência contra mulheres em MS neste ano

Levantamento da Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública) revela que somente neste ano em Mato Grosso do Sul foram registrados mais de 15 mil casos de violência contra mulheres. Pelos dados, são quase 43 mulheres vítimas de alguma agressão por dia no Estado e duas agressões por hora.

Do total, foram mais de nove mil registros de ameaça, 6.580 de lesões corporais dolosas e 32 feminicídios, além de 84 tentativas de assassinato de mulheres e violência doméstica. Somente em Campo Grande foram registrados 3.172 casos de ameaça qualificada por violência doméstica, além de 1.695 casos de lesão corporal dolosa, quando há intenção de ferir.

Quando os números estaduais são comparados com os de 2020, a queda foi de 4% nos casos de ameaças, 1,7% nas lesões corporais e 13,5% nos feminicídios – quando uma mulher é morta por causa do gênero. Para a Deam (Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher), a redução pode ser resultado das campanhas para a violência contra a mulher, como Agosto Lilás, 16 dias de ativismo no combate ao feminicídio, entre outras.

Ao longo deste ano, a Deam registrou mais de oito mil boletins de ocorrência. Desde o início de 2021, foram deferidas, ainda, 4,6 mil medidas protetivas. O balanço também inclui 400 prisões em flagrante e quase 300 cumprimentos de mandados de prisão. Com informações do jornal O Estado MS