Levantamento da Polícia registra aumento de 20% nas apreensões de armas de fogo na Capital

Levantamento da Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública) revela que, de janeiro a outubro deste ano, Campo Grande teve um aumento de 20% nas apreensões de armas de fogo na comparação com o mesmo período do ano passado. Ao todo, foram 166 armas recolhidas nos primeiros 10 meses deste ano contra 138 de janeiro a outubro do ano passado.

Depois que teve início em julho o programa OCOP (Obtenção de Capacidade Operacional Plena), que aumentou o policiamento preventivo, com mais viaturas e policiais militares nas ruas, a variação foi de 14% em relação a 2020. Da mesma forma, cresceu em 18% o número de foragidos da Justiça presos, saltando de 463 para 550.

O Governo do Estado atribui os dados ao bom trabalho por parte das forças de segurança pública. Na avaliação do Estado, o grande número de viaturas circulando nas ruas, em virtude da setorização da Capital, tem reduzido significativamente o tempo resposta ao atendimento das ocorrências.

O programa OCOP foi lançado em 12 de julho pela Polícia Militar, com objetivo de monitorar o serviço público de segurança. Campo Grande foi dividida em 38 subsetores e cada uma recebeu até duas viaturas.