Importante corredor! Polícia Federal aponta que MS é responsável por 1/3 das apreensões de drogas no Brasil

O balanço divulgado pela Polícia Federal apontou que 275 toneladas das 825 toneladas, ou seja, 33% de toda a droga apreendida no Brasil ao longo do ano passado, foram retiradas de circulação em Mato Grosso do Sul.

Os dados trazem um comparativo entre o montante de drogas e apreensões realizadas entre 1º de janeiro e 13 de fevereiro de 2024 e 2025.  Entre janeiro e fevereiro do último ano, foram apreendidas 5,78 mil toneladas de maconha e 1 mil tonelada de cocaína, além de 502.932 maços de cigarros, 10 armas de fogo, 402 munições, 44 veículos foram recuperados e 338 pessoas foram detidas.

Cabe destacar que os números deste ano são igualmente assustadores, visto que em apenas 44 dias, foram apreendidas 24,2 toneladas de maconha, 1.396 tonelada de cocaína, além de seis armas de fogo, 881 munições, 903.633 maços de cigarro, 41 veículos recuperados e 352 pessoas foram detidas.

O superintendente da PRF (Polícia Rodoviária Federal) no Estado, João Paulo Pinheiro Bueno, disse que outro ponto bastante sensível no mapeamento das ações de combate ao crime organizado e ao tráfico foi a Rota Bioceânica.

“A gente entende hoje que, no contexto da Rota Bioceânica, tem de estar atento. Mato Grosso do Sul está crescendo, é o estado com a projeção de 2025 que mais vai crescer no país”, disse João Paulo Bueno, que aproveitando a ocasião para dizer que desenvolvimento só acontece com a consolidação da segurança pública. “Nós não esperávamos tanta quantidade de droga e contrabando, descaminho, apreendido, veículos recuperados, não esperávamos tanto”, finalizou.

Chefe da Seção de Operações da PRF/MS, Vinicius Figueiredo destacou em coletiva que o foco da operação deste ano foi a faixa de fronteira. “A gente focou nas delegacias que fazem divisa com os países vizinhos, fez o incremento efetivo na delegacia de Corumbá, abrangendo ali também as unidades operacionais de Miranda e Anastácio, Guia Lopes da Laguna, Bela Vista até também em Porto Murtinho, com equipes de patrulhamento.”, declarou.

A delegacia de Dourados também foi outro ponto estratégico abordado pela polícia, que disse que a região concentra um volume grande de apreensões em virtude da proximidade da fronteira com o Paraguai. “Uma aeronave ficou com sua base ali na delegacia de Dourados para atender toda a operação, toda a faixa de fronteira, exatamente por ter uma demanda maior ali às vezes de acionamento”, disse Figueiredo.