Dados da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC) e da Pesquisa de Informações Básicas Estaduais (ESTADIC), realizadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e divulgadas ontem (31), revelaram que o transporte por aplicativo apresentou um aumento de 68,8% em Mato Grosso do Sul, saltando 16 para 27 municípios no período de 2020 a 2024.
Além disso, o levantamento apontou que 12 municípios de MS têm Plano Municipal de Transporte. Embora o percentual ainda seja pequeno, ele representa um aumento de 200% em comparação a 2020, quando apenas quatro municípios contavam com o plano.
Os melhores resultados ocorreram em cidades de 20 a 100 mil habitantes, que apresentaram elevação de 25,8% no número de localidades com Plano Municipal de Transportes.
“Esse ainda é um resultado aquém do que se almeja para um bom planejamento da política de transporte, o que retrata as grandes dificuldades técnicas e financeiras enfrentadas para a elaboração do plano municipal de transporte e mobilidade urbana, sobretudo por municípios de pequeno e médio portes”, explicou a gerente da MUNIC, Rosane Oliveira.
Os serviços de transporte mais utilizados no estado foram táxis, presentes em 72 municípios, vans (63 municípios) e mototáxis (53 municípios), enquanto os serviços de metrô e trem são inexistentes em Mato Grosso do Sul.
