Fronteira vigiada! Prefeitura orienta moradores a não saírem de casa sem documentos pessoais

A Prefeitura de Ponta Porã, cidade sul-mato-grossense que faz fronteira com Pedro Juan Caballero (PY), orienta os moradores do município a não saírem de casa sem os documentos pessoais. A precaução é devido à onda de violência registrada na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai, principalmente, diante dos crimes relacionados à disputa pelo controle do tráfico de drogas e de armas.

Ainda conforme a orientação, os moradores também evitem a circulação em carros com vidros escuros. O secretário municipal de Segurança de Ponta Porã, Marcelino Nunes, destaca que os fatos que aconteceram do outro lado da fronteira têm efeito colateral na cidade vizinha e é importante que a população colabore no intuito de facilitar o trabalho policial e zelar por sua própria segurança.

Ele reforça que são orientações normais, mas que precisa ser reforçada nesse momento de crise em que a região vive, com várias chacinas e assassinatos que ocorreram e ainda poderão ocorrer pelo que se tem notícia. O Governo do Estado já reforçou a região de fronteira com 50 policiais que estavam lotados em outras cidades, com o intuito de elucidar a morte do vereador Farid Afif, executado com um tiro na cabeça, de pistola calibre .45, em frente a uma concessionária na Rua Paraguai, enquanto andava de bicicleta, na noite de 8 de outubro.

Além do ganho de reforço na segurança, diversas outras medidas preventivas serão executadas para conter a escalada na violência enfrentada na fronteira e identificar cidadãos paraguaios foragidos em cidades brasileiras. Foram intensificados o trabalho de blitz e fiscalização na periferia, nos bairros e distritos de Ponta Porã, isso tudo com o intuito de fiscalizar, mas ao mesmo tempo, ficar atento no aumento do número de pessoas que vão para a cidade por conta das operações que estão ocorrendo no lado paraguaio.

No lado paraguaio, o governo assinou com a Polícia Federal brasileira, um acordo de instalação de um Comando Bipartite nas cidades de Pedro Juan Caballero e Ponta Porã. A parceria vai permitir, segundo as autoridades paraguaias, a troca de informações entre as autoridades policiais, militares e de inteligência, para poder enfrentar a criminalidade fronteiriça.