Ex-diretor interventor da TV Morena, Orlando Loureiro assume o comando da Fertel do Governo MS

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), publicou na edição de hoje do DOE (Diário Oficial do Estado) a exoneração do diretor-presidente da TV Educativa de MS e nomeou em seu lugar o jornalista Orlando Loureiro (ex-TV Morena) no comando.

Conforme a publicação, Riedel exonerou, a pedido, o então diretor da rede de rádio e TV Elias Mendes Oliveira, irmão do secretário de Fazenda, Flávio César Mendes de Oliveira.

O ex-diretor de jornalismo da Rede Mato-Grossense de Televisão vai comandar a Fundação Jornalista Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de MS – FERTEL, hoje conhecida como a Rede E.

Loureiro passou por dois longos períodos no comando do jornalismo da Rede Mato-Grossense de Comunicação que compreende a TV Morena baseada em Campo Grande e a TV Centro América com sede em Cuiabá. Ato todo foram 20 anos de atuação.

Sua primeira passagem começou em fevereiro de 2000 até 2008 quando foi para a TV Recordo do Rio de Janeiro para comandar a Record News.

Retornou em 2015 como diretor interventor chamado pela Rede Globo para colocar o jornalismo da das TVS do Grupo Zahran no eixo do jornalismo independente e compromissado com a audiência. Sua saída foi esse ano quando justificou que com a “missão cumprida” iria buscar novos desafios na carreira.

A contratação de Orlando é um desejo do governador Eduardo Riedel que pretende afinar o trabalho da TVE com mais agilidade e antenada com um jornalismo dinâmico e inovador para entregar qualidade ao seu público.

O desafio agora do novo diretor e fazer com que a TVE seja alinhada com as políticas de atuação não só da agenda do Governo do Estado, mas também com compromissos coma cultura, esporte, demandas das cidades, inclusive do interior e uma programação atraente.

JORNADA

Experiente no jornalismo televisivo, Orlando Loureiro foi revelado na cidade de Bauru, interior de São Paulo e logo virou integrante da Rede Globo. Foi repórter especial do Jornal Nacional por anos. Foi diretor do jornalismo da Rede Record e Record News. Desembarcou em Campo Grande no ano de 2000 onde atuou nas emissoras primando pela melhoria do jornal local e buscando um maior espaço nos telejornais nacional com inserções constante de reportagens produzidas pela Rede Mato-Grossense.

Na sua segunda passagem pela empresa, foi mandado como interventor para alinhar o jornalismo tanto de Campo Grande como de Cuiabá.

Agora chega ao Parque dos Poderes como a missão de dinamizar a TVE, rádio e site e está com a carta branca do governador Riedel para atuar na comunicação.